Você está lendo:

Dicas de Segurança

Dicas 18/03/2025
A Credicoopavel desenvolveu um pequeno manual para que o associado utilize os nossos serviços de forma segura e fuja de qualquer situação envolvendo fraudes, extravio, etc. Veja abaixo as dicas de cada área específica.

Dicas gerais

•    Mantenha seus dados, principalmente endereço, telefones e e-mails, sempre atualizados na Credicoopavel.
•    Cancele todas as suas contas inativas. Elas podem ser utilizadas para operações fraudulentas.
•    Evite solicitar produtos e serviços por telefone e por e-mail. Utilize o internet banking, os terminais de saldo ou vá pessoalmente a algum dos pontos de atendimento da Credicoopavel.
•    Nunca responda e-mails, telefonemas ou mensagens que peçam seus dados bancários, como número de conta, agência e senhas. Na dúvida, entre em contato conosco.
•    Sempre acompanhe as suas faturas e extratos, caso constate qualquer crédito ou débito irregular, comunique-se com a nossa equipe.

Segurança na Internet

•    Quando for realizar compras pela internet, fique atento à procedência do site, preferindo sempre lojas conhecidas ou que tenham mecanismos seguros.
•    Caso tenha dúvidas quanto à segurança da compra, procure pesquisar em relação à loja, e, se desconfiar de que ela não seja qualificada, não prossiga.
•    Nunca clique em links sugeridos em sites desconhecidos ou e-mails para entrar em lojas virtuais, pois podem ser falsos.
•    Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, certifique-se de que está no site desejado e verifique na barra de endereço (onde você digita o site) se antes do endereço, existe um cadeado. Esse cadeado é a representação da segurança do site em questão.

Cuide do seu e-mail

•    A Credicoopavel não solicita senhas ou informações bancárias que são íntimas, se receber e-mail semelhante, ignore, é fraude.
•    Não enviamos e-mails não solicitados (SPAM), desconfie de qualquer e-mail suspeito.
•    Só abra e-mails de fontes conhecidas. Porém, seja cuidadoso ao abrir e-mails com arquivos anexos pois até mesmo amigos podem acidentalmente enviar um e-mail contendo vírus.
•    Seja cuidadoso ao clicar em um link dentro de um e-mail, pois ele pode não ser confiável.
•    Muito cuidado com os arquivos recebidos com extensões .exe, .csr, .bat, .sys, entre outros. Eles podem parecer um programa comum, porém, após sua instalação, infectam o computador ou smartphone com vírus.

Dicas sobre senhas

•    Sua senha é pessoal, inequívoca e intransferível. Jamais revele sua senha a terceiros, nem mesmo para um colaborador da Credicoopavel ou para alguém de sua confiança.
•    Nenhum colaborador da Credicoopavel está autorizado a solicitar sua senha.
•    Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação, procure uma posição estratégica para não ser comprometido.
•    Memorize sua senha, não a anote em papel, nem a deixe armazenada em seu computador, celular ou dispositivos móveis de armazenamento. Se desconfiar que alguém a descobriu, substitua imediatamente, a sua senha.
•    Nunca envie informações sigilosas (senhas, número de cartões, etc.) por e-mail, aplicativos de mensagem ou qualquer meio eletrônico que você não possa garantir a privacidade das informações.
•    Altere regularmente suas senhas.
•    Não utilize como senha números que tenham relação com você, que possam facilmente ser descobertas por terceiros, como por exemplo: datas de nascimento, números de telefone, número de documentos, número de sua residência, placa do seu automóvel, etc.
•    Não utilize senhas com números repetidos ou sequenciais, como: 11112222, 12354678, 1414, 1234, etc.

Cartão de crédito

•    Mantenha seu cartão em local seguro.
•    Nunca empreste seu cartão nem permita que seja examinado por estranhos.
•    Tenha cuidado com esbarrões de estranhos nos ambientes dos caixas eletrônicos – seu cartão pode ser trocado ou roubado sem que você perceba.
•    Nunca perca o cartão de vista, sempre que possível passe você mesmo o seu cartão no equipamento leitor, evitando entregá-lo a funcionários do estabelecimento.
•    Preste atenção no que o atendente está digitando e leia as informações disponibilizadas no visor
•    Digite a senha somente quando solicitado no visor do terminal eletrônico e quando aparecer o valor da transação.
•    Não deixe que o atendente tire sua atenção durante o processo de inserção dos dados.
•    Desconfie se o terminal possuir algum componente estranho conectado em seu corpo.
•    Não deixe seu cartão em lugares de fácil acesso, como no porta-luvas do carro ou na gaveta do escritório.
•    No caso de substituição do cartão por um novo, destrua o cartão antigo, inutilizando a tarja magnética e/ou o chip.
•    Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Credicoopavel. Em caso de roubo ou furto, também registre a ocorrência na delegacia mais próxima.

Cheques

•    Recomenda-se a máxima cautela na guarda e utilização do seu talão.
•    Para sua segurança, confira os dados e todas as folhas de seu talonário no ato de recebimento.
•    Para cheques emitidos com valor superior a cinco mil reais, recomenda-se que você se informe com seu gerente.
•    A perda, extravio ou furto de qualquer um de seus cheques pode resultar em sérios danos para você. Fique atento.
•    A Credicoopavel não é responsável pelo pagamento de cheques perdidos, extraviados ou falsificados se a assinatura do emissor não for reconhecível em comparação com os padrões existentes nos arquivos da cooperativa. Nestes casos comunique imediatamente à Credicoopavel.
•    Os cheques pagos ou liquidados serão destruídos após serem microfilmados.
•    A emissão de cheques sem fundos, além de ser considerada crime de estelionato conforme decreto de lei no2.848 de 07 de dezembro de 1940 e Código Penal Art. 171-2 VI, acarreta a inclusão do associado no cadastro de emitentes de cheques sem fundos do Banco Central, nos cadastros de proteção ao crédito e permite a cooperativa o encerramento da conta corrente.
•    Caso algum(uns) cheque(s) seja(am) extraviado(s), furtado(s) e ou roubado(s) é recomendável que seja feito boletim de ocorrência. O cancelamento só será efetuado mediante apresentação de B.O. Provisoriamente poderá ser sustado ou revogado pelo período de 48 horas, neste caso o cheque será devolvido pelo motivo 70.
 
Fale com a gente
Agência Agência
BR 277 Km 591, Parque São Paulo,
Cascavel/PR - (45) 3220-5000

Horário de atendimento:
09 às 12h - 13h às 15h
Fale com a gente!
Canal de atendimento
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.