A segurança da informação é baseada em três conceitos: Integridade, Confidencialidade e Disponibilidade. Esses três conceitos ajudam a CrediCoopavel a manter as informações e documentos de forma segura e íntegra desde a sua criação até a sua desutilização. Todo esse processo é desenvolvido com extrema confidencialidade, ou seja, somente acessado por pessoas autorizadas. Além disso, garantimos que a informação fique sempre acessível para as pessoas relacionadas ao processo em questão.

Deste modo a CrediCoopavel garante total segurança entre todos os seus processos, seja para o associado ou para os colaboradores e fornecedores.

Como a informação é um dos principais bens de qualquer Instituição a Credicoopavel estabeleceu uma política de segurança da informação e Segurança Cibernética, visando proteger as informações da instituição, dos cooperados, funcionários e do público em geral para garantir a continuidade dos negócios minimizando os danos.

Todas as informações, dos associados e do público em geral devem ser tratadas de forma ética e sigilosa e de acordo com as leis vigentes e normas internas, evitando-se mau uso e exposição indevida.
Todos os funcionários, estagiários, prestadores de serviços e demais tem ciência de que o uso das informações e dos sistemas de informação pode ser monitorado, e que os registros assim obtidos poderão ser utilizados para detecção de violações da Política e das Normas de Segurança da Informação.

O Programa de Segurança Cibernética da Credicoopavel é norteado pelos seguintes fatores:

  • Regulamentações vigentes;
  • Melhores práticas;
  • Avaliação de cenário mundiais.

Com relação a rastreabilidade de acessos a Credicoopavel possui ferramentas para identificação de todas as solicitações e transações efetuadas pelo sistema legado e Internet Banking (Web e Mobile).

Toda solicitação realizada via Web e Mobile transita em ambiente seguro com aplicação de certificados de segurança e criptografia nas duas pontas para assegurar que a informação não possa ser interceptada e decodificada.

Dicas de segurança

A Credicoopavel desenvolveu um pequeno manual para que o associado utilize os nossos serviços de forma segura e fuja de qualquer situação envolvendo fraudes, extravio, etc. Utilize os menus abaixo para visualizar as dicas de cada área específica.

Dicas gerais

  • Mantenha seus dados, principalmente endereço, telefones e e-mails, sempre atualizados na Credicoopavel.
  • Cancele todas as suas contas inativas. Elas podem ser utilizadas para operações fraudulentas.
  • Evite solicitar produtos e serviços por telefone e por e-mail. Utilize o internet banking, os terminais de saldo ou vá pessoalmente a algum dos pontos de atendimento da Credicoopavel.
  • Nunca responda e-mails, telefonemas ou mensagens que peçam seus dados bancários, como número de conta, agência e senhas. Na dúvida, entre em contato com a gente.
  • Sempre acompanhe as suas faturas e extratos, caso constate qualquer crédito ou débito irregular, comunique-se com a nossa equipe.

Segurança na internet

  • Quando for realizar compras pela internet, fique atento à procedência do site, preferindo sempre lojas conhecidas ou que tenham mecanismos seguros.
  • Caso tenha dúvidas quanto à segurança da compra, procure pesquisar em relação à loja, e, se desconfiar de que ela não seja qualificada, não prossiga.
  • Nunca clique em links sugeridos em sites desconhecidos ou e-mails para entrar em lojas virtuais, pois podem ser falsos.
  • Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, certifique-se de que está no site desejado e verifique na barra de endereço (onde você digita o site) se antes do endereço, existe um cadeado. Esse cadeado é a representação da segurança do site em questão.

Cuide do seu e-mail

  • A Credicoopavel não solicita senhas ou informações bancárias que são íntimas, se receber e-mail semelhante, ignore, é fraude.
  • Não enviamos e-mails não solicitados (SPAM), desconfie de qualquer e-mail suspeito.
  • Só abra e-mails de fontes conhecidas. Porém, seja cuidadoso ao abrir e-mails com arquivos anexos pois até mesmo amigos podem acidentalmente enviar um e-mail contendo vírus.
  • Seja cuidadoso ao clicar em um link dentro de um e-mail, pois ele pode não ser confiável.
  • Muito cuidado com os arquivos recebidos com extensões .exe, .csr, .bat, .sys, entre outros. Eles podem parecer um programa comum, porém, após sua instalação, infectam o computador ou smartphone com vírus.

Dicas sobre senhas

  • Sua senha é pessoal, inequívoca e intransferível. Jamais revele sua senha a terceiros, nem mesmo para um colaborador da Credicoopavel ou para alguém de sua confiança.
  • Nenhum colaborador da Credicoopavel está autorizado a solicitar sua senha.
  • Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação, procure uma posição estratégica para não ser comprometido.
  • Memorize sua senha, não a anote em papel, nem a deixe armazenada em seu computador, celular ou dispositivos móveis de armazenamento. Se desconfiar que alguém a descobriu, substitua imediatamente, a sua senha.
  • Nunca envie informações sigilosas (senhas, número de cartões, etc.) por e-mail, aplicativos de mensagem ou qualquer meio eletrônico que você não possa garantir a privacidade das informações.
  • Altere regularmente suas senhas.
  • Não utilize como senha números que tenham relação com você, que possam facilmente ser descobertas por terceiros, como por exemplo: datas de nascimento, números de telefone, número de documentos, número de sua residência, placa do seu automóvel, etc.
  • Não utilize senhas com números repetidos ou sequenciais, como: 11112222, 12354678, 1414, 1234, etc.

Cartão de crédito

  • Mantenha seu cartão em local seguro.
  • Nunca empreste seu cartão nem permita que seja examinado por estranhos.
  • Tenha cuidado com esbarrões de estranhos nos ambientes dos caixas eletrônicos – seu cartão pode ser trocado ou roubado sem que você perceba.
  • Nunca perca o cartão de vista, sempre que possível passe você mesmo o seu cartão no equipamento leitor, evitando entregá-lo a funcionários do estabelecimento.
  • Preste atenção no que o atendente está digitando e leia as informações disponibilizadas no visor
  • Digite a senha somente quando solicitado no visor do terminal eletrônico e quando aparecer o valor da transação.
  • Não deixe que o atendente tire sua atenção durante o processo de inserção dos dados.
  • Desconfie se o terminal possuir algum componente estranho conectado em seu corpo.
  • Não deixe seu cartão em lugares de fácil acesso, como no porta-luvas do carro ou na gaveta do escritório.
  • No caso de substituição do cartão por um novo, destrua o cartão antigo, inutilizando a tarja magnética e/ou o chip.
  • Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Credicoopavel. Em caso de roubo ou furto, também registre a ocorrência na delegacia mais próxima.

Cheques

  • Recomenda-se a máxima cautela na guarda e utilização do seu talão.
  • Para sua segurança, confira os dados e todas as folhas de seu talonário no ato de recebimento.
  • Para cheques emitidos com valor superior a cinco mil reais, recomenda-se que você se informe com seu gerente.
  • A perda, extravio ou furto de qualquer um de seus cheques pode resultar em sérios danos para você. Fique atento.
  • A Credicoopavel não é responsável pelo pagamento de cheques perdidos, extraviados ou falsificados se a assinatura do emissor não for reconhecível em comparação com os padrões existentes nos arquivos da cooperativa. Nestes casos comunique imediatamente à Credicoopavel.
  • Os cheques pagos ou liquidados serão destruídos após serem microfilmados.
  • A emissão de cheques sem fundos, além de ser considerada crime de estelionato conforme decreto de lei no2.848 de 07 de dezembro de 1940 e Código Penal Art. 171-2 VI, acarreta a inclusão do associado no cadastro de emitentes de cheques sem fundos do Banco Central, nos cadastros de proteção ao crédito e permite a cooperativa o encerramento da conta corrente.
  • Caso algum(uns) cheque(s) seja(am) extraviado(s), furtado(s) e ou roubado(s) é recomendável que seja feito boletim de ocorrência. O cancelamento só será efetuado mediante apresentação de B.O. Provisoriamente poderá ser sustado ou revogado pelo período de 48 horas, neste caso o cheque será devolvido pelo motivo 70.